•  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
12/07/2017 09:02

Batendo e quebrando, Verstappen é quem mais fica longe dos resultados do companheiro em 2017

• Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última

Pandora da Fiel

Cadastro: 13/08/2009

Nível 7

11 corridas, 5 abandonos e apenas um pódio: Verstappen não se encontra na temporada

Maior sensação das duas últimas temporadas da Fórmula 1, Max Verstappen não parece estar no mesmo ritmo dos anos anteriores. Após 11 corridas disputadas, baseando-se nas cinco melhores equipes da temporada, o holandês é quem fica mais longe do companheiro de boxes. Verstappen tem 45 pontos, o equivalente a só 42% dos 107 conquistados por Daniel Ricciardo.

Os pilotos que aparecem melhor neste índice são Lance Stroll e Valteri Bottas, respectivamente. Stroll tem 18 pontos, 82% do total somado por seu parceiro Massa, que aparece com 22.

Já Bottas se destaca mesmo estando em um panorama onde a pontuação é alta. O finlandês está na terceira posição geral, com 136 pontos, 80% do obtido por Hamilton, segundo colocado, nas 11 primeiras provas (151).

Logo abaixo está o francês Esteban Ocon, que soma 39 pontos, 78% dos 50 conquistados por Sergio Pérez, seu parceiro na Force India.

Quem está logo acima de Verstappen é Kimi Raikkonen, companheiro de Sebastian Vettel, na Ferrari. O finlandês tem 83 pontos, 49% dos 171 somados pelo líder da Fórmula 1.

Insatisfação com os abandonos

Getty Images

Equipe recolhe o carro de Max Verstappen após saída precoce no GP do Canadá

Além destes dados negativos, o piloto da Red Bull já acumula cinco abandonos de prova, inclusive nas últimas três corridas. Seu melhor resultado foi no GP da China, segunda prova da temporada, quando terminou no terceiro lugar e figurou no pódio.

O fraco desempenho levantou questões acerca da satisfação de Verstappen com a Red Bull Racing, fato ilustrado após o abandono na Áustria, última corrida realizada até aqui.

"Isso (abandonar) precisa parar de ocorrer em algum momento. Eu sei que eles sempre fazem o melhor, e sempre acaba sendo alguma coisinha diferente", foi uma das frases que evidenciaram a frustração do piloto.

Os motivos das saídas precoces de Verstappen são diversos, porém, três deles podem ser atribuídos à equipe. A primeira vez foi no Bahrein, quando seu carro apresentou problemas nos freios e o tirou da corrida.

Na Canadá, o holandês até começou bem e, após uma largada agressiva, assumiu a segunda colocação. Porém, o carro conduzido por Verstappen sofreu uma pane elétrica, que o obrigou a abandonar o GP, com apenas 11 voltas completadas.

O Grande Prêmio seguinte foi no Azerbaijão, onde, dessa vez, Verstappen foi traído pelo motor de seu carro. O equipamento apresentou problemas e impediu que o holandês seguisse na pista.

As duas outras desistências de Verstappen estão atreladas à colisões, nos GPs da Espanha e da Áustria. Entretanto, no segundo, o jovem piloto chegou a afirmar que sentia certa instabilidade no carro, que provavelmente iria tirá-lo da corrida antes do término da prova.

"Eu já estava com problemas de embreagem na largada. Quando eu larguei, o carro estava tremendo muito, não estava bom. A embreagem começou a oscilar e vibrar. Eu nunca teria terminado a corrida", afirmou o holandês.

Retrospecto

Os cinco abandonos em 2017 já igualam a pior temporada de Verstappen no quesito. Em 2015, ano de estreia na categoria, o holandês teve a mesma quantidade, quando ainda defendia a Toro Rosso, equipe secundária da Red Bull.

Na temporada passada, Verstappen alcançou o pódio sete vezes, em uma delas como vencedor da prova. Com mais nove corridas para serem disputadas em 2017, o jovem precisará de muita colaboração de seu carro e equipe, além de bastante esforço, para, ao menos, igualar a marca de 2016.

Darth Baric

Cadastro: 28/05/2012

Nível 5

Mensagem publicada em 13/07/2017 17:25
E o mundo da F1 acabou
Assinatura
6-3-3
E o seu time, o que anda fazendo?

Stallone.Cobra

Cadastro: 03/06/2012

Nível 3

Mensagem publicada em 18/07/2017 14:44