Onde estou?  Fórum UOL Esporte > Botafogo
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
11/11/2011 16:52

Botafogo: especialista em derrotar o Vasco em alta

  • Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última

Pandora da Fiel

Mensagens: 67460
Cadastro: 13/08/2009

Nível 7


Botafogo coloca água no chope vascaíno desde 1948 (Charge de Mário Alberto)


Que o Vasco venha confiante, pois é assim que o Botafogo gosta de ganhar o rival. O Glorioso tem grande histórico em atrapalhar bons momentos do Cruz-Maltino. De Nilton Santos a Loco Abreu, entrar no clássico como azarão e sair vencedor não é novidade. E o grupo atual sabe que atuar mordido faz a diferença.

A saga de contrariar o favoritismo vascaíno começou em 1948, quando o Botafogo pegou o temido Expresso da Vitória na decisão do Estadual e foi campeão. Daí em diante, o Glorioso pegou gosto em atormentar fases áureas do Vasco. No último clássico, o Cruzmaltino estava há um mês invicto, vindo do título da Copa do Brasil, mas deu Fogão: 4 a 0, fora o baile dado. O que motiva a equipe?

- É em clássico que se levanta o moral do time. Vontade, disposição e luta não vão faltar até o fim para o Botafogo no domingo - disse o lateral-esquerdo Cortês.

E quem já foi campeão diante do Vasco, ainda mais sendo provocado em campo, reconhece que derrubar o rival em alta tem um gostinho especial. No Carioca de 1997, o zagueiro e capitão Gonçalves teve papel fundamental ao incentivar o grupo depois de derrota no primeiro jogo da final por 1 a 0, no qual Edmundo rebolou em campo.

- Naquele momento, o Vasco estava em um momento muito melhor do que o nosso e tinha um time bom, tanto que ganhou o Brasileiro de 1997. Mas aquela rebolada foi uma injeção de ânimo para nós. A superação é o sentimento que prevalece - comentou Gonçalves.

A festa hoje é vascaína, mas que o chope não fique desprotegido em meio a tanta alegria. Gente é o que não falta para colocar água nele.
- Não tem nem como pensar em empatar. Estamos atrás deles. Para chegar na última rodada pensando em título, devemos vencer o Vasco - observou o volante Renato.

Em decisões, Fogão sobra

O Botafogo sofre nos pés do Vasco em relação a confrontos diretos. São 134 vitórias do rival contra 82 a favor, além de 92 empates. No entanto, o retrospecto em jogos decisivos é amplamente favorável ao Glorioso, o que dá uma apimentada para o clássico de domingo por conta de o duelo ter a dimensão de uma decisão.

Em oito finais, o Botafogo venceu sete e perdeu apenas uma, a Taça Guanabara de 65. O troco alvinegro veio 32 anos depois, com nova conquista sobre o rival no primeiro turno do Carioca, além da taça de 2010. O Fogão ganhou ainda os Cariocas de 48, 68, 90 e 97, além de um torneio amistoso, a Copa Rio-Brasília de 96.

Os números jogam a favor do Fogão, até porque o momento é semelhante ao do primeiro turno do Brasileiro - o Vasco vivendo grande fase, com o Botafogo vindo de uma derrota para o Figueirense. Além do exemplo recente, o histórico favorável na hora decisiva pode ser um incentivo a mais para o Alvinegro nesta reta final.

Colocando água no chope do rival

1948 O Botafogo venceu (3 a 1) e foi campeão o Estadual em cima do Vasco, conhecido na época como Expresso da Vitória. Foi quando nasceu o mascote Biriba, a lenda de Carlito Rocha, além de ter sido o primeiro título de Nilton Santos.

1990 O Vasco era campeão brasileiro, vinha confiante no Carioca e chegou a tentar mudar o regulamento. Mas deu Botafogo (1 a 0), mesmo com o Vasco contestando o título alvinegro.

1997 Na primeiro jogo da decisão do Carioca deu Vasco, com reboladinha de Edmundo. O Botafogo revidou no segundo, levando a taça. Na festa, o troco: alvinegros fizeram a dancinha em direção à torcida rival.

2007 A torcida do Vasco escolhia o adversário do milésimo gol de Romário. Na quinta rodada da Taça Rio, o Baixinho tinha 999 gols e a torcida cruz-maltina tomou o Maracanã. Deu 2 a 0 Botafogo, em 1 de abril. Doze dias depois, os times voltaram a se encarar, pela semifinal. Mais uma vez, todo o foco era no craque. O Fogão ganhou nos pênaltis depois de um sensacional 4 a 4, sem o Baixinho marcar o gol histórico.

2007 Pela 12 rodada do Brasileiro, o Botafogo tomou a liderança do rival goleando por 4 a 0. Dodô, então atacante do Fogão, seria flagrado no antidoping após o duelo.

2009 O Vasco vinha de oito vitórias seguidas na fase de grupos da Taça Rio. Já o Botafogo perdeu para o próprio Cruz-Maltino por 4 a 1 no mesmo turno. A expectativa era grande por outra vitória do Vasco na semifinal. O jogo era na véspera da Páscoa, com a torcida vascaína querendo chocolate. Só que o Botafogo despachou o rival com goleada (4 a 0) e foi para o final com o Flamengo.

2010 Botafogo: especialista em vencer o Vasco em alta Na terceira rodada da Taça Guanabara, estreia de Loco Abreu: 6 a 0 para o Vasco no Engenhão e o técnico do Botafogo, Estevam Soares, caiu. Os dois times se reencontraram na final. Na hora do jogo, a torcida do Vasco forçou a PM a abrir um setor quase vazio no Maracanã. O Botafogo venceu por 2 a 0 e foi o campeão da Taça Guanabara.

2011 O Trem-Bala vascaíno havia conquistado a Copa do Brasil e estava há um mês invicto. O Botafogo vinha de derrota para o Figueirense, na rodada anterior, mas goleou o Vasco por 4 a 0.

fei tor

Mensagens: 20104
Cadastro: 14/02/2011

Nível 1

Mensagem publicada em 17/11/2011 01:27
nao dessa vez xD

Cidadão Brasil

Mensagens: 4
Cadastro: 20/03/2011

Nível 0

Mensagem publicada em 17/11/2011 14:09
Sei não estas derrotas sucessivas do Bota estão cheirando a corrupção interna... isto cansa o torcedor

Cidadão Brasil

Mensagens: 4
Cadastro: 20/03/2011

Nível 0

Mensagem publicada em 17/11/2011 14:12
Sei não, estas derrotas sucessivas do Bota, bem quando tinha chance do título estão cheirando a corrupção interna... Isto cansa qualquer torcedor...
  • Novo tópico
Páginas:  1  | primeira | anterior | próxima | última
Quem está online
0 usuários cadastrados e 1 visitantes.
Onde estou?  Fórum UOL Esporte > Botafogo
  •  
Média geral    0.0 (0 votos)

0 votos (0.0%)

Excelente

0 votos (0.0%)

Ótimo

0 votos (0.0%)

Bom

0 votos (0.0%)

Regular

0 votos (0.0%)

Ruim