Onde estou?  Fórum UOL Esporte > Boteco
  •  
Compartilhe:
  • Enviar por e-mail
  • Orkut
  • Facebook
  • Twitter
  • Avalie:
29/07/2014 00:56

O Playstation era um projeto da Nintendo

  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  13   14   15   | primeira | anterior | próxima | última

Jéffinhooo

Mensagens: 9708
Cadastro: 02/03/2013

Nível 2

Muitos não sabem, mas a Nintendo havia uma parceria de desenvolvimento de um periférico para o SNES. Esse periférico permitia rodar jogos em CD-ROM. Esses aparelhos todos foram conhecidos depois com o nome de PlayStation. O projeto era uma resposta ao SEGA CD, que podia ser acoplado ao Mega Drive e, assim, rodar jogos em CD-ROM também. Mas quando o projeto PSX estava praticamente pronto, a Nintendo simplesmente cancelou a parceria com a Sony, esnobando-a. Do outro lado, vendo que o projeto da concorrente não vingou, a SEGA começou as pesquisas no desenvolvimento do Saturn, voltado mais para jogos em 2D. A Nintendo, como resposta, começou a desenvolver o Ultra 64, mais tarde, "Nintendo 64". A Sony, então, ficou sem saber o que fazer com o projeto "Playstation". Pouco tempo depois, o anúncio que mudaria muita coisa na indústria dos jogos: a Sony estava entrando no mercado com o PlayStation.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_%28jogo_eletr%C3%B4nico%29
Assinatura
"O Palmeiras só cai de novo se um dia o Corinthians for campeão da Libertadores" (Marcos, em 2003)

Jéffinhooo

Mensagens: 9708
Cadastro: 02/03/2013

Nível 2

Mensagem publicada em 29/07/2014 04:24


1984. O Nintendinho (8 bit) havia sido lançado 1 ano antes no Japão e ainda levaria 1 ano pra ser lançado nos EUA. Os videogames ainda eram visto como um brinquedo que levou a Atari à falência, ou seja, era um mercado arriscado que estava sendo explorado pela Nintendo com algum sucesso. A Sony já estava estabelecida como uma empresa respeitável e de sucesso no campo do áudio e vídeo (eles inventaram o Walkman, que era sucesso nos anos 80). Kutaragi trabalhava na área de desenvolvimento de tecnologia de dados da Sony e viu a demonstração de um processador gráfico de ponta, o System G, que não só fazia objetos 3D em tempo real como ainda adicionava textura a eles! Lembrando que em 1984 a Apple estava lançando o primeiro computador pessoal com interface gráfica (2D, em preto e branco) e o Nintendinho só podia exibir 12 cores na tela ao mesmo tempo. O System G era tão inovador (e possivelmente tão caro) que só uma emissora de televisão, a Nippon TV, tinha ele pra fazer suas vinhetas. Quando Kutaragi viu aquilo só pensou em combinar esse processador a um Nintendo. E esse pensamento o acompanhou durante uma década!

Como fabricantes de componentes, a Sony sempre enviou representantes à Nintendo pra vender seus produtos, e numa dessas visitas Kutaragi foi junto aos técnicos e tentou convencer os executivos a formar uma parceria com a Sony. A Nintendo pareceu interessada. A Sony não. Kutaragi era visto como a ovelha-negra da Sony pois apostava no avanço digital, quando quase todo o quadro da Sony estava estabelecido no domínio do analógico (anos 80, lembrem-se!). Como chefe do departamento de pesquisa, ele via à frente do seu tempo, mas a mentalidade da época era rígida e difícil de combater.

Então em 1986 Kutaragi deu um primeiro passo em direção ao seu sonho quando conseguiu convencer a direção da Nintendo a incorporar um processador de som PCM, da Sony, ao sucessor do Nintendinho, o Super Nintendo (que só iria ser lançado em 1990! - Vejam só como os caras planejam à frente). A Nintendo queria colocar um som FM, igual ao Mega Drive, e se não fosse Kutaragi seria tecnicamente impossível fazer a trilha sonora espetacular de Actraiser, Castlevania ou a de Final Fantasy 6.
O sucesso dessa discreta parceria abriu mentes e portas e em 1989 (o Mega Drive ainda estreava nos EUA) Kutaragi conseguiu convencer as duas empresas a fazerem conjuntamente um adaptador CD-ROM pra o futuro Super Nintendo (que nem tinha sido lançado ainda!) e um leitor CD-ROM com o hardware do SNES integrado, fabricado pela Sony. O desenvolvimento do projeto se iniciou em outubro de 1989 e foi apelidado por Kutaragi de "Playstation".
Por mais de um ano a Sony trabalhou no projeto, só que em maio de 91, no dia em que Kutaragi iria visitar o presidente da Nintendo pra tratar de negócios, a Sony soube da traição covarde por meio de boatos: a Nintendo havia trocado a Sony (uma empresa japonesa) pela Phillips (uma empresa holandesa) pra fazer o CD-ROM do SNES.
Temendo que o CD-ROM integrado da Sony fizesse mais sucesso que o acessório da Nintendo e tirasse os holofotes da empresa (dando à marca "Sony" uma associação imediata com videogames) a Nintendo quebrou o contrato e manchou sua honra, uma coisa gravíssima na mentalidade japonesa. A Nintendo enrolou a Sony o quanto pôde, e deu a ela a alternativa de lançar simplesmente um Super Nintendo que lê discos em CD, mas sem ser um avanço multimídia como eles estavam planejando (tanto que, tempos depois, a Phillips lançou seu CD-ROM feito em parceria com a Nintendo e foi um fracasso, pois a Nintendo não lançou seus jogos pra ela - apenas uma versão horrível de Zelda, mostrando que a Nintendo não queria realmente nenhum outro fabricante associado a videogames).

Frustrado, abatido, Kutaragi se viu sem seu projeto dos sonhos. E o pior, a Sony acusou o golpe e a reação dentro da empresa foi de "nem devíamos ter entrado nessa porcaria de mercado de videogame mesmo, bem que eu falei".
Kutaragi poderia ter ficado chorando em posição fetal mas, contra tudo e contra todos, encampou a idéia de levar adiante o projeto sozinho (só a Sony, que não tem NENHUMA experiência tanto em fazer consoles quanto jogos de videogames, e cuja única experiência em microcomputadores se resumia ao MSX).

Em junho de 1992 ele foi a uma reunião com o presidente da Sony Norio Ôga e a alta direção da empresa pra tratar do assunto Playstation. A maioria esmagadora dos membros estava disposta a abandonar o projeto. Quando chegou sua hora de falar, Kutaragi disse:
- Pelo que foi dito aqui, temos 3 opções: fazer um console 16-bit compatível com Nintendo, fazer nosso próprio console ou sair do mercado. Acredito na segunda opção.
- E o que faz crer nisso? - Perguntou o presidente da Sony
- Nós faríamos um console com gráficos 3D que seriam impossíveis pra Nintendo rivalizar.
(Lembrando que só em 93 saiu Starfox, o primeiro jogo de videogame caseiro com polígonos 3D, sem textura e muito limitado).
- E de quantos transistores num chip você precisa pra isso?
- 1 milhão de transistores.
O presidente começou a rir
- 1 milhão? Ha! Isso é impossível! O máximo que podemos fazer é 20, 30 mil transistores. 100 mil no máximo!
Mas Kutaragi havia feito pesquisas e sabia que a meta de 1 milhão de transistores num chip não era algo impossível. Difícil, mas não impossível. E ele sabia, pela sua experiência com o System G, que a Sony era capaz de desenvolver um processador de imagens em 3D. Ele falou com convicção ao presidente da Sony, e acrescentou: "O Sr. vai simplesmente deixar pra lá e aceitar o que a Nintendo nos fez?"

Kutaragi usou essa frase diversas vezes em sua fala, pra deixar o presidente Ôga colérico, e conseguiu. Ao final, exortou o presidente a tomar uma decisão.
Incapaz de controlar sua fúria, Ôga exprimiu:
- Se você está sendo verdadeiramente sincero, me prove que isto é possível!
E cerrando o punho, o presidente bate na mesa e exclama em inglês mesmo, no que se tornou uma frase emblemática:
- DO IT!

Por conta da oposição interna, Kutaragi teve de fazer o Playstation dentro da divisão de música da Sony (entidade com financiamento exclusivo), provavelmente pra não irritar os investidores da Sony Electronics caso o videogame fosse um fracasso. Foi criada assim a Sony Computer Entertainment. Kutaragi teve de recrutar os poucos artistas que trabalhavam com imagens em 3D no Japão (um mercado que ainda engatinhava) e montar do zero não só uma nova equipe de fazer jogos como uma equipe pra fazer NOVOS tipos de jogos, numa mudança violenta de paradigma (todo o mercado de videogames estava estabelecido em 2D, e só em agosto de 1992 é que apareceria o primeiro jogo todo feito em 3D, Virtua Racing).

Em 1994 Kutaragi e sua equipe transformaram o Playstation em realidade, e a Sony desbancou em pouco tempo a Nintendo e o Playstation se tornou o primeiro console a quebrar a marca de 100 milhões de unidades vendidas, e seu sucessor (Playstation 2) se tornou o videogame mais vendido da história, consagrando a novata Sony como uma das maiores fabricantes de videogames de todos os tempos. Tudo isso por causa do sonho e da perseverança de uma única pessoa.

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2013/11/revolucao_playstation.html
Assinatura
"O Palmeiras só cai de novo se um dia o Corinthians for campeão da Libertadores" (Marcos, em 2003)

Piccolo

Mensagens: 6368
Cadastro: 21/03/2002

Nível 4

Mensagem publicada em 29/07/2014 17:40
old
Assinatura


Copa Libertadores da América (CSF): 2013
Campeonato Brasileiro Série A (CBD): 1971
Copa do Brasil (CBF): 2014
Copa Conmebol (CSF): 1992 e 1997
Recopa Sulamericana (CSF): 2014
Copa dos Campeões Estaduais (FBF): 1937
Copa dos Campeões Brasileiros (CBD): 1978
Campeonato Brasileiro Série B (CBF): 2006
Campeonato Mineiro (FMF): 44x

O Terror do Morumbi

Mensagens: 30511
Cadastro: 06/02/2012

Nível 6

Mensagem publicada em 05/08/2014 09:08
Nintendão se fodeu

Pandora da Fiel

Mensagens: 72380
Cadastro: 13/08/2009

Nível 7

Mensagem publicada em 11/08/2014 15:10
CONTINUARIA SENDO A IMENSIDAUM DAS IMPREZAS DE VIDEOGAME COM O PLEISTEIXO

AGORA EH UMA EMPREZA PRA CRIANSA

Publicitario Rox

Mensagens: 1974
Cadastro: 02/02/2012

Nível 2

Mensagem publicada em 11/08/2014 17:31
Hoje a Nintendo é um projeto de console.
A Sony, que era uma marca ching ling de TV e Som, virou líder mundial no mercado de eletrônicos.

Se a Nintendo não fosse tão metódica e ultrapassada, poderia estar a frente da Apple no mercado da informática.

Não aproveitaram o poder da marca e tecnologia que tinham e ficaram para tráz, acreditando nos seus "cartuchos" e caxas de sapato (consoles).

Mensagem editada pelo usuário Publicitario Rox em 11/08/2014 17:32.
Assinatura
Quem deu risada na nossa queda, vai chorar com a nossa volta! (Paulo Nobre)

Wilian, o homem que fechou tetris

Mensagens: 11555
Cadastro: 04/11/2009

Nível 5

Mensagem publicada em 17/08/2014 13:55
Publicitario Rox
Hoje a Nintendo é um projeto de console.
A Sony, que era uma marca ching ling de TV e Som, virou líder mundial no mercado de eletrônicos.

Se a Nintendo não fosse tão metódica e ultrapassada, poderia estar a frente da Apple no mercado da informática.

Não aproveitaram o poder da marca e tecnologia que tinham e ficaram para tráz, acreditando nos seus "cartuchos" e caxas de sapato (consoles).

O problema da Nintendo foi não apostar na violência dos jogos 3D e focar nas crianças.

Xantoxino

Mensagens: 16168
Cadastro: 12/02/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 24/08/2014 21:48
Wilian, o homem que fechou tetris
Publicitario Rox
Hoje a Nintendo é um projeto de console.
A Sony, que era uma marca ching ling de TV e Som, virou líder mundial no mercado de eletrônicos.

Se a Nintendo não fosse tão metódica e ultrapassada, poderia estar a frente da Apple no mercado da informática.

Não aproveitaram o poder da marca e tecnologia que tinham e ficaram para tráz, acreditando nos seus "cartuchos" e caxas de sapato (consoles).

O problema da Nintendo foi não apostar na violência dos jogos 3D e focar nas crianças.

O Wii estragou a Nintendo, apesar de ser, provavelmente, o console mais lucrativo da história.

Xantoxino

Mensagens: 16168
Cadastro: 12/02/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 30/08/2014 20:02
RIP, Nintendo

J.F Chonnen

Mensagens: 20506
Cadastro: 21/01/2012

Nível 6

Mensagem publicada em 06/09/2014 08:30
Xantoxino
RIP, Nintendo

Assinatura
C.A.M

S.E.P

Sr Popo

Mensagens: 1552
Cadastro: 16/01/2013

Nível 2

Mensagem publicada em 12/09/2014 17:22
Só ontem eu fui descobrir que Wii U é tão caro quanto um PS4 e um XBox One

Xantoxino

Mensagens: 16168
Cadastro: 12/02/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 18/09/2014 20:26
Sr Popo
Só ontem eu fui descobrir que Wii U é tão caro quanto um PS4 e um XBox One

Nintendo da década de 2000 pra frente é isso.

J.F Chonnen

Mensagens: 20506
Cadastro: 21/01/2012

Nível 6

Mensagem publicada em 25/09/2014 08:42
Xantoxino
Sr Popo
Só ontem eu fui descobrir que Wii U é tão caro quanto um PS4 e um XBox One

Nintendo da década de 2000 pra frente é isso.

Volta, Donkey Kong Country!
Assinatura
C.A.M

S.E.P

Xantoxino

Mensagens: 16168
Cadastro: 12/02/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 30/09/2014 19:53
J.F Chonnen
Xantoxino
Sr Popo
Só ontem eu fui descobrir que Wii U é tão caro quanto um PS4 e um XBox One

Nintendo da década de 2000 pra frente é isso.

Volta, Donkey Kong Country!

Super Nintendo foi auge da Nintendo e, quiçá, dos videogames.

The Fox Demon

Mensagens: 9983
Cadastro: 05/12/2011

Nível 4

Mensagem publicada em 30/09/2014 20:15
nintendo sempre será a melhor desenvolvedora de jogos do mundo
Assinatura
É irônico, o sangue dos canalhas faz nascer as mais belas flores.

JPDias

Mensagens: 3563
Cadastro: 31/05/2012

Nível 3

Mensagem publicada em 07/10/2014 22:19
The Fox Demon
nintendo sempre será a melhor desenvolvedora de jogos do mundo

Não faz Street Fighter, então, não.
Assinatura



Eu sou o usuário que venceu a guerra contra uma tropinha de clones sem vergonhas que só inventavam notícia fake.

Sejam eternamente agradecidos a mim.

O Terror do Morumbi

Mensagens: 30511
Cadastro: 06/02/2012

Nível 6

Mensagem publicada em 14/10/2014 11:50
JPDias
The Fox Demon
nintendo sempre será a melhor desenvolvedora de jogos do mundo

Não faz Street Fighter, então, não.

Mortal Kombat superior

Xantoxino

Mensagens: 16168
Cadastro: 12/02/2011

Nível 5

Mensagem publicada em 20/10/2014 20:26
O Terror do Morumbi
JPDias
The Fox Demon
nintendo sempre será a melhor desenvolvedora de jogos do mundo

Não faz Street Fighter, então, não.

Mortal Kombat superior

Nunca

O Terror do Morumbi

Mensagens: 30511
Cadastro: 06/02/2012

Nível 6

Mensagem publicada em 26/10/2014 09:35
Mortal Kombat salvou o video game das crianças

Pandora da Fiel

Mensagens: 72380
Cadastro: 13/08/2009

Nível 7

Mensagem publicada em 01/11/2014 08:45
SOH A SEGA FAZIA A NINTENDO SER LEVADA AO LIMITE

DPS Q A SEGA MORREU A NINTENDO SOH DIZANDOU
  • Novo tópico
Páginas:  1  2   3   4   ...  13   14   15   | primeira | anterior | próxima | última
Quem está online
0 usuários cadastrados e 1 visitantes.
Onde estou?  Fórum UOL Esporte > Boteco
  •  
Média geral    5.0 (16 votos)

16 votos (100.0%)

Excelente

0 votos (0.0%)

Ótimo

0 votos (0.0%)

Bom

0 votos (0.0%)

Regular

0 votos (0.0%)

Ruim