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07/12/2017 15:38

Para que serve cada botão do volante de um F1?

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Radeon HD 7970

Mensagens: 7123
Cadastro: 30/05/2012

Nível 4

Talvez um dos momentos mais interessantes mostrados durante um GP de F1 é aquele onde a câmera onboard mostra uma visão próxima daquela que o piloto tem durante a corrida, um pouco superior sim, mas ainda assim dá o gostinho de como é contornar algumas curvas em alta velocidade ali, como se você estivesse ao volante do bólido.

Mas, você que é apaixonado pelo esporte com certeza já se perguntou para quê servem todos aqueles botões no volante de um carro e, principalmente, para quê eles são tantas vezes acionados durante uma volta. A explicação abaixo quebra um pouco do paradigma de que a Fórmula 1 atual seja mais fácil do que a disputada até meados dos anos 90. Uma análise fria mostra que, além de pilotar para ser o mais rápido, o piloto deve pensar rápido para aproveitar o que de melhor o carro pode oferecer. Neste ponto, além de tantos outros mais, Lewis Hamilton é diferenciado.


Anatomicamente, poucas coisas mudaram do volante do W08 em relação ao W07 - Foto: Wired


Todos os controles considerados "críticos" precisam ficar ao alcance dos polegares do piloto, de forma que não seja necessário remover a sua mão completamente para acioná-los. No entanto, os três botões inferiores são utilizados somente quando o carro está em linha reta.

Além de ser cada vez menor e menos circular, o volante do W08 aposta, inclusive, na redução do peso, incluindo borrachas mais resistentes e leves. Segundo especula-se, este da foto tinha um custo de produção estimado em £ 40,000.

Outra função importante é que o volante seja facilmente retirado, por razões de segurança. Além disso, todas as configurações ficam armazenadas nos computadores do veículo, como modo de condução, botões por mais vezes acionado, mapas de corrida e etc.
Botões

1. O diferencial
O botão do diferencial é usado para ajustar, principalmente, a diferença de torque durante as voltas. Hamilton ajusta muito isso em uma corrida, porque o equilíbrio do carro se altera devido ao desgaste dos pneus e à carga de combustível em cada volta. O piloto, neste caso, deve estar "bem afinado" com o carro para entender como melhor ajustá-lo.

2. Ultrapassagem
É com ele acionado que o carro ganha mais força, com a unidade motriz funcionando no seu modo "envenenado" para o seu modo mais dinâmico, fato que o dará maior potência quando for necessário.

3. Pular pré-definições de 1/10
Isso permite que Hamilton interaja com os mais de 100 sensores de controle do carro, seja para resetar uma falha ou ativar um ou outro sensor por razões estratégicas.

4. Caixa de velocidades em neutro
Para evitar colocar o carro acidentalmente no ponto morto em velocidade, a função fica localizada na frente do volante ao invés de na alavanca de velocidades, na parte traseira.

5. Controle de velocidade do pit-lane; 6. Confirmação de pit
Com isso, a velocidade do carro fica limitada a 80 km/h, principalmente para proteção dos mecânicos no pit e alertá-los para se prepararem para uma parada sem necessidade de notificação via rádio.

7. Torque
Este botão é utilizado para alterar os mapas do acelerador: se Hamilton colocar o pé para baixo ele terá todo o torque; A meio pedal, ele pode obter mais ou menos da metade, dependendo se ele quer algo mais agressivo ou gradual.

8. Aceitar
Isso confirma os modos selecionados pelos botões Pular 1/10. Ele também localiza e define um novo ponto de acionamento da embreagem. Muitos dos botões são multiplexados para economizar espaço - aumentando o número de funções em um único botão.

9. DRS
O sistema aciona a polêmica asa traseira móvel, que propicia redução de arrasto e um consequente aumento de velocidade entre 10 a 12 km/h. Como sabemos, só é permitido dentro de certas zonas e com uma diferença máxima de 1 segundo para o carro da frente.

10. Strategy Rotary
Neste caso, ao invés de ter regulagens individuais, este botão permite uma mudança "mais rápida" e faz com que Hamilton acesse uma configuração de alto desempenho, geralmente para uma volta de qualificação muito rápida ou para uma estratégia mais conservadora de energia.

11. Menu Rotary; 12.
Configurações de controle giratório HPP para o chassi e potência, respectivamente, essas opções possuem 16 posições que correspondem a um menu com mais opções - ou seja, equivalem a outras 16 "rotaries".

13. Mark
Hamilton pode marcar "um ponto" nos dados - por exemplo. Caso ele queira gravar uma configuração em determinado ponto da pista ou algo que deu errado, ele pode e depois, junto à equipe conferir o que houve de bom ou não.

14. Rádio
Crucial para Hamilton poder se comunicar com a equipe.


https://naccar.com.br/2017/12/07/para-que-serve-cada-botao-do-volante-de-um-f1/
Assinatura
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HAF932

Darth Baric

Mensagens: 19493
Cadastro: 28/05/2012

Nível 5

Mensagem publicada em 09/12/2017 18:28
tópico bom
Assinatura
6-3-3
E o seu time, o que anda fazendo?

Edson-SPFC

Mensagens: 24814
Cadastro: 22/12/2010

Nível 6

Mensagem publicada em 09/12/2017 18:48
cadê o botão " (...) is faster than you " ?



Assinatura
Regulamento Paulistão 1990 (aprovado em 25.10.1989 pelo Conselho Arbitral = os 24 clubes da 1ª Divisão + FPF):
"Art. 50... § 2º No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional..."

Divisão Especial = Série B (A-2 só existe desde 94)
Total equipes em 1990: 24
Posição final São Paulo: 15º (à frente de 9 equipes)

http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/

Pandora da Fiel

Mensagens: 72380
Cadastro: 13/08/2009

Nível 7

Mensagem publicada em 10/12/2017 07:43
Edson-SPFC
cadê o botão " (...) is faster than you " ?





SOH TEM NA FERRARE
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